Olá, pessoal! Em uma iniciativa junto com o Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica UFMA, o aluno Josean Silva Lima preparou uma planilha em Excel para auxiliar os discentes do curso no seu planejamento semestral de disciplinas.

O arquivo (extensão .xlsm adicione) e um breve tutorial de como utilizá-lo estão disponibilizados a seguir. Recomendamos fortemente que antes do período de matrículas do SIGAA o aluno se programe e planeje muito bem, para que não haja sobrecarga de matérias e conteúdos durante o período de aulas e provas. Fazendo assim com que o mesmo consiga concluir todos os componentes nos quais se inscreveu de forma satisfatória e proveitosa, garantindo bom desempenho e aprendizado dos conteúdos.

Recomendamos também que o aluno crie seu cronograma de estudos semanal, isso fará toda a diferença no decorrer do curso.
No mais, nós do CAMEC estamos disponíveis para auxiliá-lo no que for preciso 🙂

Tutorial: https://drive.google.com/file/d/1aYsM3SSZO6sXiP4XAyIjwroNIN60O4Xy/view?usp=sharing

Arquivo: https://drive.google.com/drive/folders/1oVcksQuZiipZGftqCVDuHwU6ngJMimpx?usp=sharing

Sobre a empresa:

A Aegea é a empresa líder de saneamento privado do Brasil.

Somos a Aegea Saneamento: mais de 11 mil profissionais além da conta, liderando a evolução do setor e movimentando a vida de brasileiros de norte a sul do país com serviços de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.

Nossa atuação beneficia mais de 21 milhões de pessoas. Com saneamento de qualidade transformamos as cidades onde operamos, levando saúde e dignidade para as pessoas, protegendo e recuperando ecossistemas e deixando um importante legado de desenvolvimento para as futuras gerações.

Sobre o Programa:

Trilha de Desenvolvimento e trajetória do Trainee

1-Job Rotation

Atuação estruturada em diversas áreas do negócio e imersão nos principais pilares estratégicos.

2-Prática

Vivenciando a dinâmica do negócio, com entregas e responsabilidades definidas, sendo tutorado por executivos e profissionais seniores.

Desenvolvimento das competências de gestão por meio de diferentes ferramentas e com o acompanhamento de perto com o time da Academia Aegea.

-Plano de desenvolvimento individual

-Apoio e acompanhamento com equipe da Academia Aegea

-Mentoria com executivos

-Assessment de potencial

-Roda de conversa com os principais executivos

-Trilha de desenvolvimento técnica e comportamental das competências de liderança

-Apresentação de pitches de projeto para a Liderança Executiva da companhia

Pré-requisitos:

Formação superior concluída entre 07/2019 a 07/2022;

Cursos: Engenharias: Ambiental, Civil, Econômica, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Produção, Hídrica e Química, Administração de Empresas, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Ciência da Computação e Direito;

Conhecimentos: Pacote Office (Excell avançado será um diferencial);

Disponibilidade para viagens e mudanças para qualquer cidade ou Estado.

Link de inscrição: https://aegea.across.jobs

A empresa Memps está recebendo candidaturas para vaga de estágio no seguinte link: https://otimizerh.solides.jobs/vacancies/179850#vacancyDescription

DESCRIÇÃO:

Responsável por dar suporte nas atividades desenvolvidas no setor de Qualidade. 

ATIVIDADES:

  • Apoiar no acompanhamento e gestão indicadores de Qualidade em processo de fabricação de estruturas metálicas, buscando identificar ofensores e oportunidades para melhoria de processos;
  • Receber e organizar os laudos de qualidade dos inspetores, certificados dos materiais e insumos utilizados no processo;
  • Realizar a gestão das não conformidades, controle de documentação;
  • Dar apoio no processo de certificação de Qualidade Procem;
  • Gerenciar o envio de amostras para laboratórios externos, quando necessário;
  • Auxiliar no desenvolvimento e execução de cenários, roteiros e planos de teste;
  • Dar apoio na elaboração dos documentos dos processos

REQUISITOS:

  • Desejável formação em nível técnico em eletromecânica, mecânica ou qualidade;
  • Conhecimento básico em informática;
  • Cursando Engenharia Mecânica ou Produção;
  • Conhecimento em instrumentos de medição: trena, régua, esquadro, paquímetro, dentre outros;
  • Conhecimento em AutoCad 2D

SALÁRIO + BENEFÍCIOS:

  • Bolsa estágio
  • Vale Transporte
  • Seguro de vida
  • Alimentação na empresa

CARGA HORÁRIA:

Segunda a sexta (8h às 15h)

No período de 7 a 11 de agosto, estudantes e professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Maranhão estiveram na cidade de Teresina – PI, representando a Instituição durante o 11º Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, com a apresentação de doze trabalhos científicos completos.

Durante os cinco dias de evento, os estudantes e professores trocaram experiências com outros participantes de diversas universidades brasileiras e internacionais. Essa edição de 2022, foi a primeira totalmente presencial após o período crítico da pandemia de covid-19.

Com o tema “Fontes de energia renováveis e os desafios para a Engenharia”, foram discutidos, no congresso, projetos e temáticas de inovação científico-tecnológica voltados a essa área do conhecimento que é tão importante para a Engenharia Mecânica e os atuais e futuros engenheiros, que buscam, constantemente, soluções inovadoras, renováveis e sustentáveis para o atual cenário mundial, que tem sido extensamente debatido pela comunidade científica internacional.

Para o estudante do 10º período, Gabriel Felipe Carvalho da Silva, que participou, pela primeira vez, desse tipo de Congresso fora de São Luís durante sua graduação, foi uma experiência engrandecedora. “Pude acompanhar o trabalho dos meus colegas e de outros estudantes de Engenharia Mecânica do Brasil, em um tema tão pertinente e atual quanto às energias renováveis. Agradeço à UFMA e ao curso de Engenharia Mecânica pelo apoio fornecido durante a viagem e à organização do evento que nos recepcionou em Teresina”, disse.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Glauber Cruz, destacou a importância da participação dos estudantes nesse primeiro evento de forma presencial após o período crítico da pandemia de covid-19, como um importante marco para a sólida formação desses futuros engenheiros mecânicos e engenheiras mecânicas, bem como a participação efetiva dos discentes nas discussões apresentadas durante esse evento científico, as excelentes apresentações dos trabalhos e respostas às argumentações dos avaliadores e público em geral.

“A apresentação de uma quantidade expressiva de trabalhos científicos em um evento nacional dessa magnitude, reflete diretamente o excelente trabalho que é realizado com muita competência, dedicação e seriedade pelos jovens docentes do curso de Engenharia Mecânica. Agradecemos o apoio do reitor Natalino Salgado, que garantiu a participação dos nove estudantes e dois professores que estiveram presentes, representando a UFMA, nessa incrível experiência acadêmica que será engrandecedora para os futuros engenheiros mecânicos e engenheiras mecânicos, os quais levarão esse aprendizado obtido para suas vidas pessoal e profissional”, declarou.

Por: Sansão Hortegal

https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/docentes-e-discentes-de-engenharia-mecanica-representam-a-ufma-em-congresso-nacional-no-piaui

A ENEVA está com inscrições abertas do Programa Trainee até o dia 29/05.

Segue em anexo o cartaz do programa para divulgação.

Inscrições em: https://eneva.across.jobs/

Requisitos:

  • Formatura: Julho 2020 a Julho 2022
  • Cursos: Administração de Empresas; Análise e Desenvolvimento de Sistema; Ciências da Computação; Economia; Engenharia Cartográfica; Engenharia Civil; Engenharia de Automação; Engenharia de Computação; Engenharia de Energia; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Óleo e Gás; Engenharia Química; Engenharia de Software; Geofísica; Geologia; Sistema de Informação; Sistemas para internet.
  • Indispensável: mobilidade nacional.

Sobre a empresa:

“Somos uma das maiores operadoras integradas de energia e atuamos na exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções em energia. 

A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km².

Com um parque de geração termelétrica com 3,7 GW de capacidade instalada (incluindo o Futura I, em construção), a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II) e Roraima (Jaguatirica II). Em renováveis, a Eneva passa a contar com dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. 

A Eneva está listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007

Fonte: https://eneva.across.jobs/

Com o intuito de conhecer melhor os alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia com interesse na Engenharia Mecânica e os alunos do próprio curso de Engenharia Mecânica, foi criado um formulário para quantificar os alunos e saber da atual situação dos mesmos na instituição. Assim, tal banco de dados servirá tanto para um melhor planejamento do próprio curso quanto poderá também ser base para indicação em possíveis vagas em estágios, por exemplo.

Lembrando que o formulário é de livre participação aos alunos, não sendo obrigatório.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgWbB8Mz26tJyGIMiYceSNkp09afd119u0dpRQMsAz0w4gpA/viewform

Votorantim Cimentos está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Técnico para Mulheres e o Programa de Estágio Universitário!

Programa de Estágio Técnico para Mulheres: http://bit.ly/estagiotecnicovc

Programa de Estágio Universitário: http://bit.ly/estagiovc

Inscrições até 28/06.

Nós somos feitos de histórias que constroem outras histórias. E por isso, te convidamos a ser Protagonista de Histórias Reais, tanto na vida de outras pessoas quanto na sua. Aqui, você irá se desafiar diariamente e construir sua história, profissional e pessoal, além de impactar muitas outras através do seu trabalho!

A Votorantim busca abraçar a diversidade em todas as suas formas para entregar um propósito comum: deixar um legado duradouro! Se você acredita nesta causa e deseja que a VC faça parte da sua história profissional, ela está de portas, mentes e corações abertos para te acolher e dividir novos desafios com você! 

Programa de Estágio da Votorantim Cimentos é uma grande oportunidade de desenvolvimento e aprendizado para quem deseja construir a carreira profissional com uma base sólida. 

Aqui, nós valorizamos e incentivamos o crescimento e evolução das pessoas, para que, juntos, possamos construir o futuro da empresa.  

Se você é uma pessoa dinâmica e gosta de novos desafios, então o seu lugar é na VC! Inscreva-se até o dia 28/06 nos links abaixo e venha ser protagonista da história  com a gente!

Programa de Estágio Técnico para Mulheres: http://bit.ly/estagiotecnicovc

Programa de Estágio Universitário: http://bit.ly/estagiovc

Está aberto o programa de Estágio e Trainee Alcoa 2021 a estudantes de graduação de diversos cursos com formação entre Jun.22 a Dez.23.

Não perca tempo e se inscreva no melhor programa de estágio.

Unidade: ALUMAR (São Luís – MA)

Para mais informações, acesse:
www.ciadeestagios.com.br/alcoa

Na última semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o resultado do ENADE 2019. O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O Conceito Enade é um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, instrumentos importantes de avaliação da educação superior brasileira, o qual avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

Nesse contexto, o curso de Engenharia Mecânica da UFMA foi avaliado com o conceito ENADE 4, IDD 5 e CPC 5. Em relação ao conceito ENADE, o curso obteve o 1º lugar no Norte-Nordeste e foi também o 24º lugar geral no país. Quanto ao IDD, o curso obteve o 2º lugar geral no país. Já se tratando do CPC, o curso obteve o 4º lugar geral do país. No total foram analisados 385 cursos de Engenharia Mecânica no Enade 2019.

O resultado é uma grande vitória, já que o curso conseguiu subir seu conceito Enade que foi 3 em 2017 e agora desponta como um curso de excelência e com posição de destaque no cenário regional e brasileiro.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/

Inicia hoje (06/07/2020) o Workshop Virtual de Engenharia Mecânica com duração de três dias, onde serão 6 palestras dos mais variados temas e com duração de 1 hora até a quarta-feira (08/07/2020). As apresentações serão realizadas através do Google Meet. O evento está cadastrado no SIGEVENTOS e os alunos devem se inscrever e comparecer a, no mínimo, 75% dos webinar para obter o certificado. A inscrição é realizada através do link: https://sigeventos.ufma.br/eventos/public/evento/WVEM

Data: 06/07 Segunda-feira (Link para acesso: meet.google.com/uvj-aaah-khh )
Webinar 1 – Tema: Elementos de Controle Térmico (Aplicações terrestres)
– Horário: 14h – 15h
– Palestrante: Jorge Bertoldo

Webinar 2 – Caracterização da liga eutética Bi-Ni para aplicação como materiais de interface térmica
– Horário: 15:30h – 16:30h
– Palestrante: Clarissa Barros da Cruz (Doutora em Engenharia Mecânica – Instituição: Unicamp)

Data: 07/07 Terça-feira (Link para acesso meet.google.com/bip-yerc-mas )

Webinar 3 – Conhecendo a Engenharia Mecânica
– Horário: 14h – 15h
– Palestrantes
Diego Peña (Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Mecânica)
Higor Medeiros (Graduando em Engenharia Mecânica)
Claudionor Ferreira (Engenheiro Mecânico da Gelnex)

Webinar 4 – Tema: Projetos Mecânicos Industriais.
– Horário: 15:30h – 16:30h
– Palestrante: Júlio Azevedo (Engenheiro Mecânico – Pós graduação em Engenharia de segurança do trabalho e Mestrado em Engenharia de Processos – Empresa que atua: Projeta Engenharia Ltda)

Data: 08/07 Quarta-feira (Link para acesso meet.google.com/tzs-dyyv-szj )
Webinar 5 – Ventiladores / Respiradores Mecânicos
– Horário: 14h – 15h
– Palestrantes:
Dalmo Costa (Engenheiro Mecânico Industrial e Professor Doutor em Ciências Mecânicas)
Leandro Lima (Engenheira Eletricista Industrial)
Jéssica Santos (Engenheira Eletricista Industrial e Mestre em Engenharia Elétrica)

Webinar 6 – Protagonismo de Carreira x Desafios na Engenharia
– Horário: 15:30h – 16:30h
– Palestrante: Glauciany de Sá Oliveira (Engenheira Mecânica Industrial)