Docentes e discentes de Engenharia Mecânica representam a UFMA em congresso nacional, no Piauí: Eles apresentaram 12 trabalhos científicos.

No período de 7 a 11 de agosto, estudantes e professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Maranhão estiveram na cidade de Teresina – PI, representando a Instituição durante o 11º Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, com a apresentação de doze trabalhos científicos completos.

Durante os cinco dias de evento, os estudantes e professores trocaram experiências com outros participantes de diversas universidades brasileiras e internacionais. Essa edição de 2022, foi a primeira totalmente presencial após o período crítico da pandemia de covid-19.

Com o tema “Fontes de energia renováveis e os desafios para a Engenharia”, foram discutidos, no congresso, projetos e temáticas de inovação científico-tecnológica voltados a essa área do conhecimento que é tão importante para a Engenharia Mecânica e os atuais e futuros engenheiros, que buscam, constantemente, soluções inovadoras, renováveis e sustentáveis para o atual cenário mundial, que tem sido extensamente debatido pela comunidade científica internacional.

Para o estudante do 10º período, Gabriel Felipe Carvalho da Silva, que participou, pela primeira vez, desse tipo de Congresso fora de São Luís durante sua graduação, foi uma experiência engrandecedora. “Pude acompanhar o trabalho dos meus colegas e de outros estudantes de Engenharia Mecânica do Brasil, em um tema tão pertinente e atual quanto às energias renováveis. Agradeço à UFMA e ao curso de Engenharia Mecânica pelo apoio fornecido durante a viagem e à organização do evento que nos recepcionou em Teresina”, disse.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Glauber Cruz, destacou a importância da participação dos estudantes nesse primeiro evento de forma presencial após o período crítico da pandemia de covid-19, como um importante marco para a sólida formação desses futuros engenheiros mecânicos e engenheiras mecânicas, bem como a participação efetiva dos discentes nas discussões apresentadas durante esse evento científico, as excelentes apresentações dos trabalhos e respostas às argumentações dos avaliadores e público em geral.

“A apresentação de uma quantidade expressiva de trabalhos científicos em um evento nacional dessa magnitude, reflete diretamente o excelente trabalho que é realizado com muita competência, dedicação e seriedade pelos jovens docentes do curso de Engenharia Mecânica. Agradecemos o apoio do reitor Natalino Salgado, que garantiu a participação dos nove estudantes e dois professores que estiveram presentes, representando a UFMA, nessa incrível experiência acadêmica que será engrandecedora para os futuros engenheiros mecânicos e engenheiras mecânicos, os quais levarão esse aprendizado obtido para suas vidas pessoal e profissional”, declarou.

Por: Sansão Hortegal