O Curso

O curso de Engenharia Mecânica da UFMA é um curso de dois ciclos, oferecido em regime integral (Matutino e Vespertino) recebendo, prioritariamente, estudantes já graduados no Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da UFMA, sendo esse classificado como curso de primeiro ciclo (PPC BCT, Resolução CONSEPE/UFMA Nº 1.175/2014). Para ingressar no BCT o candidato deverá realizar processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) em fase única, a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A entrada do aluno no curso de Engenharia Mecânica será por reingresso concedido mediante realização de processo seletivo próprio para ocupação de vagas, regulamentado em Resolução específica do CONSEPE/UFMA. Caso o número de inscritos habilitados a concorrer for igual ou inferior às vagas oferecidas no período, o processo seletivo para reingresso no segundo ciclo será dispensado.

Identificação do curso

Projeto Político Pedagógico do Curso

Curso: Engenharia Mecânica
Currículo: 2017/2.
Habilitação: Engenharia Mecânica.
Ênfase: Mecânica Plena.
Criação do Curso: Resolução Nº 252, 19 de fevereiro de 2016, CONSUN/UFMA.
Registro no CREA-MA: Processo 2582347/2018 com aprovação na decisão plenária Nº 006/2019-PL/MA.
Titulação: Engenheiro Mecânico.
Diplomado em: Bacharel em Engenharia, área Mecânica, habilitação Engenharia Mecânica.
Admissão: Reingresso de alunos do 1° ciclo do curso de Ciência e Tecnologia da UFMA.
Vagas: 30 alunos por semestre; 60 alunos por ano.
Turno de funcionamento: Integral.
Carga horária total: 3920 horas-aula.
Carga horária de disciplinas obrigatórias presenciais: 3600 horas-aula.
Carga horária do estágio: 160 horas-aula.
Carga horária do Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas-aula.
Carga horária de atividades complementares: 100 horas-aula.
Carga horária disciplinas optativas: 180 horas-aula.
Número de semestres de conclusão do curso: 10 semestres letivos.
Prazo de Integralização: 8 períodos (mínimo), 10 períodos (ideal) ou 15 períodos (máximo).

Áreas

O curso está estruturado em três grandes áreas, de forma a permitir aos seus alunos a possibilidade de consolidar uma formação plena em engenharia mecânica, com possíveis atuações nessas áreas de conhecimento, conforme descrição a seguir:

Projetos Mecânicos: área voltada para projeto de máquinas e equipamentos mecânicos, transmissão de potência e variação do movimento, projetos mecatrônicos.

Materiais e Processos: área voltada para o estudo de materiais metálicos e suas propriedades, seleção e caraterização de materiais, métodos de manufatura por processos siderúrgicos, de conformação, de soldagem, usinagem, extrusão, trefilação, forjamento, laminação, etc.

Térmica e Fluidos: área voltada para o estudo de mecânica dos fluidos, termodinâmica, projeto de sistemas térmicos e equipamentos, máquinas térmicas, trocadores de calor e máquinas de fluxo, cogeração, fontes alternativas de energia.

Além disso, o curso também contará com uma quarta área, que atua no gerenciamento, logística e planejamento de projetos industriais, denominada Planejamento e Gestão.  Essa área está voltada para o estudo das diferentes técnicas para a organização dos sistemas de produção, implantação, manutenção dos processos produtivos de uma organização de forma responsável, ativa, crítica na manutenção mecânica industrial.