Resultado ENADE 2019: Engenharia Mecânica/UFMA obtém 1º lugar no Norte-Nordeste com conceitos Enade 4, IDD 5 e CPC 5.

Na última semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o resultado do ENADE 2019. O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O Conceito Enade é um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, instrumentos importantes de avaliação da educação superior brasileira, o qual avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

Nesse contexto, o curso de Engenharia Mecânica da UFMA foi avaliado com o conceito ENADE 4, IDD 5 e CPC 5. Em relação ao conceito ENADE, o curso obteve o 1º lugar no Norte-Nordeste e foi também o 24º lugar geral no país. Quanto ao IDD, o curso obteve o 2º lugar geral no país. Já se tratando do CPC, o curso obteve o 4º lugar geral do país. No total foram analisados 385 cursos de Engenharia Mecânica no Enade 2019.

O resultado é uma grande vitória, já que o curso conseguiu subir seu conceito Enade que foi 3 em 2017 e agora desponta como um curso de excelência e com posição de destaque no cenário regional e brasileiro.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/